Abordagens de ensino
Temáticas / Educação

Clique aqui para Imprimir


VISÃO DE:

TRADICIONAL

COMPORTAMEN-TALISTA

HUMANISTA

COGNITIVISTA

SÓCIO-CULTURAL

HOMEM

Receptor passivo

Produto do meio ambiente

Único em seu próprio ser

Em interação com o mundo

Em interação desafiadora com o mundo

MUNDO

Externo ao indivíduo

Objetivo. Já construído

Realidade do mundo é fenômeno subjetivo

Em interação com o homem

Em interação desafiadora com o homem

SOCIEDADE/

CULTURA

Variadas

Conjunto planejado. Contingências de reforço

Mero agrupamento de indivíduos

Estruturada em termos de desequilíbrio e reequilibração

Produto da dialética histórica humana

CONHECIMENTO

Caráter cumulativo

Resultado direto da experiência

Construído a partir da experiência pessoal e subjetiva

Produto da relação entre sujeito/objeto. Construção contínua

Elaboração interacionista entre homem/realidade

EDUCAÇÃO

Instrução vertical. Produto transmitido

Ligada à transmissão cultural

Centrada na pessoa

Condição formadora ao desenvolvimento natural do ser humano

Processo contextualizado

ESCOLA

Lugar de educação

Agência educacional

Lugar que possibilita autonomia ao aluno

Lugar para criança aprender por si própria

Instituição contextualizada histórico-culturalmente

ENSINO/

APRENDIZAGEM

Verbalização do mestre e memorização do aluno

Arranjo e planejamento de contingência

Centrado na pessoa. Não diretividade

Processo que implica a assimilação do objeto a esquemas mentais

Processo interativo

PROFESSOR/

ALUNO

Relação vertical hierárquica

Professor planejador ativo

Professor facilitador de aprendizagem

Em relação recíproca

Relação horizontal mediadora

METODOLOGIA

Aula expositiva

Tecnologia de ensino. Instrução programada

Importância secundária

Ambiente promotor de desequilíbrio

Dialética

AVALIAÇÃO

Quantitativa

Final e ligada aos objetivos estabelecidos

Auto-avaliação dos alunos

Qualitativa

Auto-avaliação e avaliação mútua


Clique aqui para subir